Gosto de ensinar mas não gosto do nosso sistema de ensino. Adoro ensinar pessoas interessadas em realmente aprender. Bom, já que meu tempo não permite ir até sua casa e dar umas dicas criei esta pagina pra dar uma palhinha, umas dicas de como vc pode organizar seus livros se não tiver preguiça e tiver tempo.

O e-mail abaixo foi de uma pessoa pedindo orçamento e a resposta que eu dei. espero que ajude você a pensar e repensar sua biblioteca.

Email que recebi:

Olá, eu peguei seu e-mail no site e gostaria de um orçamento.

Sou jornalista e tenho uma biblioteca particular de mais ou menos 250 exemplares. Gostaria que organizassem ela de forma simples e prática. Ou seja, não quero indexação ou classificação (coisas que me fariam perder tempo para achar e depois colocar no lugar), quero algo que eu possa me achar facilmente e depois devolver ao local.

Gostaria desse orçamento.

Também gostaria de, separadamente, saber quanto mais caro sairia para implantar um pequeno banco de dados. Algo bem simples e prático também, para esses 250 exemplares.


Grata,

Ana 


 Minha resposta:

Rudi Santos para Ana

 24/08/10

Olá, Tudo  bem?

Primeiro gostaria de explicar para que serve a classificação, se você ja sabe estas coisas, pule esta parte e me perdôe(rssss):

Você tem 250 livros, numera de um a 250 e coloca no banco de dados por ordem de número. Um belo dia você perde o banco de dados. Talvez (e com sorte)você tenha ficado com uma lista manual, mas isto vai dar o trabalho de digita-la toda novamente para refazer o banco de dados. Tá certo que se chegar um novo livro vc faz como a biblioteca nacional faz: põe no fim da lista e encontra via sistema, mas, os livros não estarão agrupados por nada. 

Se você classifica por assunto, numero de  cutter, mesmo sem sistema você ainda acha o livro que quer, porque? Porque sabe onde está culinária, e administração etc. Você também põe os livros na ordem certa pois o numero de assunto "100"(que está na etiqueta que você colou na lombada do livro) vai sempre antes do 200 e etc.. .Ou seja, com lista ou não, com banco de dados ou não você tem bem mais possibilidades de encontrar o livro na unha do que se seus 250 livros estivessem com um numero qualquer.
Não tenho nada contra se vc me pedir para apenas listar seus livros e colocar numa tabela excell com dados simples. Mas, se a sua biblioteca crescer você pode ficar chateada comigo quando tiver 1000 livros ou mais. então dou o preço para o que você quer, mas explico algumas consequências de fazer apenas uma listagem.

-Você acha só com a listagem ou com o banco de dados, sem ela vc continua perdida no meio de sua pequena biblioteca.

(já conseguiu me perdoar por falar algo chato?... então vamos em frente)

O que é possivel fazer para se safar dos numerinhos de biblioteca?

(não pense que isto é algo muito esperto, os números da biblioteca tem uma certa inteligência cecular envolvida e evitam alguns problemas que explico adiante)

!- separar por assunto

2-Numerar ao final da separação de 50 em 50(50,100,150,200 etc...)

3-Colocar numa listagem excell e ordenar primeiro por ordem de assunto e depois por ordem de sobrenome de autor.

4- mais tarde se aparecer algum livro que deva ser seu terceiro na ordem(por exemplo), colocar ele entre o 100 e o 150 com o número de 125(no meio) e sempre ir colocando os livro s com certo espaço numérico para caber mais no futuro. Como a biblioteca residencial normalmente é pequena não precisaria nunca recorrer a decimais ou algo do genero para inserir um livro novo. 

Isto dá certo se a sua biblioteca não crescer muito.

Outro jeito de fazer, o certo e do qual vc nunca vai se arrepender (ou lembrar da genitora de quem organizou seus livros de uma forma, pejorativa, digamos assim...)

1 - Catalogar por assunto num banco de dados gratuito. (PHL, Minibiblio etc...)

Vantagens:

-Vc nunca vai ter que se preocupar com livros que chegarão posteriormente pois eles sempre caberão em algum lugar.

-Livro de mesmo autor sempre fica ao lado um do outro.

-Com o sistema decimal você sabe quase de cor onde o livro está por assunto a que ele se refere.(nós damos o assunto mas é você quem decide se quer que aquele livro fique naquele assunto ou não...afinal é vc quem vai procura´lo no dia a dia).

Bom, espero que vc faça bom proveito das explicações ...

Make a Free Website with Yola.