Quinta-feira, 2 de Abril de 2009

Tudo o que você tinha medo de saber sobre as bibliotecas particulares

Mas eu vou dizer assim mesmo...

Introdução

Com este livro pretendo trazer para a luz o universo das bibliotecas particulares. Cada colecionador tem em sua biblioteca uma trilha por onde passou suas horas de vida se informando e se distraindo com o que outros cérebros tinham para lhe contar. Cérebros de homens e mulheres que viveram em várias épocas e que ainda hoje contam coisas que fazem este homem refletir sobre a sua própria condição na terra. 
Fora o lado sonhador que todo o colecionador tem ele também tem suas necessidades de usuário.Usuário este que muitas vezes se ve frustrado por não encontrar um livro que ele mesmo deixou ali em uma das estantes a um determinado tempo atras. Tem também a necessidade de limpeza da biblioteca onde entram as empregadas domésticas e governantas como um fator de ameaça para o acervo. Tenho historias bem engraçadas para contar por aqui sobre todo o tipo de procedimento que as empregadas utilizam para "organizar" o acervo dos patrões causando muita confusão e até risos depois que esfria a ira da vitima.
Torço para que este livro seja considerado bem humorado e de certa forma útil para quem vier a compra-lo assim que for publicado. Também torço para que eu consiga publicar ao menos este título já que tenho vários livros que não passaram de um desabafo na net e ficaram por ai mesmo. Por enquanto resolvi esconder o livro no blogspot. Ninguém lê minhas coisas mesmo, então acho que o livro escrito aqui está a salvo. De quanquer forma ninguém vai querer baixar um livro incompleto não é...mas se quiser, aproveite enquanto eu não acabo porque depois vai ficar mais caro para dar gargalhadas e ao mesmo tempo conhecer o universo da biblioteca particular. 

Uma biblioteca diferente
Se você é bibliotecário sabe que cada público exige um estilo de biblioteca diferente. Uma biblioteca escolar tem que ser diferente de uma biblioteca pública no oferecimento de serviços, na formalidade, no mobiliário e em vários outros aspectos. Aqui estamos tratanto de um universo diferente e bem menos complexo, o universo da biblioteca particular. Esta biblioteca, que normalmente não é uma instituição formal, não tem nome, a não ser o nome do seu
 possuidor.(biblioteca do Fulano de Tal). Não precisa de número de tombo para os exemplares  pois não há um controle rígido sobre empréstimos e devoluções. Não tem empréstimos e devoluções como prioridade e as vezes nem como componente do quadro de atividades. Alias, não tem atividades. Ela é feita de livros escravos normalmente de um só senhor. Muitas vezes pode ser consultada por familiares do detentor dos livros, mas as vezes nem os filhos utilizam a biblioteca do pai, preferindo ter seu pequeno acervo no próprio quarto e recorrer ao acervo do pai só em ultimo caso. 
O caso é que então uma biblioteca que não é frequentada por muitos usuários não necessita de organização certo? Afinal ninguém procura livros mesmo e o dono sempre sabe onde está o livro que ele mesmo guardou....
Errado!
Bibliotecas crescem. "Guardar livros e coçar, é só começar" como diria o ditado um pouco modificado.
Quando o numero de livros fica grande o suficiente para que o possuidor não consiga mais encontrar o que procura, é ai que entra o trabalho do bibliotecário. Normalmente quem é dono da biblioteca não tem paciência para fazer um catálogo de sua própria biblioteca e acha este trabalho muito chato e sem muita chance de ser concluido. Então contrata alguém de sua confiança para fazer o trabalho "sujo" e chato. Sujo porque afinal a empregada não vence limpar a poeira que ajunta nos livros e muitas vezes é impedida de fazer isto pelo proprio patrão já que ela pode danificar livros antigos que ele coleciona. Ainda tem o fato de que ela pode tirar do lugar os livros que ele pode vir a querer encontrar depois sem sucesso e com muita frustração. Sobre isto tenho duas histórias...quer ler? Bom, vamos fazer assim para você não perder seu tempo ou aproveitar o que perdi escrevendo isto. Se quiser saber como pensam as empregadas domésticas continue lendo, se não pule o próximo capítulo e siga adiante com a leitura....aposto que você não vai querer perder isto...

Como pensam as empregadas domésticas?

Bom, o título deste capítulo é extremamente pretencioso. ....

Quer ler o resto? Me ajude a publicar meu livro comprando o projeto e recebendo seu exemplar na finalização por apenas r$ 20,00 :

Deposite em nome de
Rodinaldo Alves dos Santos -
Banco Itau - ag 3218  -
conta corrente 09717-2  -
cpf 056944828-08


Avise-me no email organizobibliotecas@gmail.com



Bibliocantos em mdf(madeira do futuro). Resistentes, mais baratos e ajudam o meio ambiente!